Como atualizar um tema sem perder as customizações - AFC Web Design

Tutorial da loja

Como atualizar um tema sem perder as customizações

Algumas atualizações podem ocorrer para correções de bugs, aprimoramento ou otimização do tema. Toda atualização é disponibilizada sem custo e é opcional (porém, recomendada) e não automática. O usuário será notificado por e-mail informando que uma versão atualizada do tema está disponível para download. Para baixar, basta fazer login no painel através do ícone de “Entrar” no canto superior direito do site, acessar “Minha Conta” e clicar na sessão “Downloads” onde está a versão mais recente do produto adquirido.

Atenção

O usuário sempre precisa fazer um backup de seu tema e salvar em seu computador antes de atualiza-lo para não perder nenhuma customização feita no código-fonte.

Para evitar a perda das customizações do painel “Personalizar” (Customizer) siga minuciosamente o passo a passo abaixo. É recomendado que leia todos os passos primeiramente antes de iniciar o procedimento.

Pelo painel de controle

1
2
3
4
5
6
7

Faca o backup do seu tema antigo, baixando-o para o seu computador. Para habilitar esta opção de download, é recomendado o uso do plugin WP Editor. Tal plugin também é indicado para fazer alterações no código-fonte e restaurar códigos caso seja necessário para a instalação da nova versão do seu tema.

Baixe a versão nova do tema na sua sessão de“Downloads” presente no painel “Minha Conta” e guarde o arquivo em formato .zip baixado. Você só vai instalar o seu novo tema apenas no passo 6, após fazer os passos anteriores.

Deixe o seu blog em estado de manutenção para seus leitores terem acesso ao seu conteúdo apenas quando finalizar a instalação. Para deixar o blog neste status pode usar o plugin Modo de Manutenção ou um semelhante de sua preferência.

Com modo de manutenção ativado, vá em “Aparência”(Appearance), na sessão “Temas” (Themes), clique em seu tema e verifique o seu nome na barra de endereço. Geralmente é algo semelhante a seublog.com/wp-admin/themes.php?theme=afctheme-nomedotema. O item afctheme-nomedotema é o nome de sua pasta do tema antigo. Anote-o com cuidado pois você precisará mantê-lo para garantir suas atualizações sem perder nada.

Por que o nome da pasta é importante?

Mantendo o mesmo nome da pasta garantirá que as customizações feitas no painel de “Personalizar” (Customizer) se mantenham pois tais personalizações estão diretamente vinculadas ao nome do arquivo do seu tema. Isso acontece pois as customizações do painel “Personalizar” (Customizer) são salvas diretamente no banco de dados, e não importa quantas versões do mesmo tema é instalado ou excluido, nada irá se perder se o nome da pasta for mantido lá no banco de dados.

E se meu tema antigo está com nome diferente do meu novo tema baixado?

Caso o nome do seu tema está diferente, você precisará renomear o seu tema que você acabou de baixar para este novo nome. Por exemplo, se neste procedimento você viu que seu tema antigo está de nome afctheme-clarissa-1, o arquivo do seu novo tema precisará ser renomeado para afctheme-clarissa-1.zip antes de ser feito o upload. O nome do arquivo do seu tema antigo precisa ser exatamente o mesmo do tema novo zipado.

Com o nome do seu tema anotado, desative-o e ative um tema padrão do WordPress, como o Twenty Fifteen, por exemplo, que vem junto com seu WordPress. Como o tema padrão ativado, clique novamente no seu tema antigo e na janela de especificações do tema clique em “Excluir”.

Por que excluir o tema antigo?

Excluindo o tema antigo e substituindo-o pelo novo tema atualizado, você vai manterá a pasta do seu tema com o mesmo nome e evita a renomeação automática do seu tema. Isso é muito importante pois naturalmente o WordPress não sobrepõe nenhum tipo de upload feito no painel.

Por exemplo, se no seu post do blog há uma imagem de nome minhafoto.jpeg e, por acaso você queira atualiza-la fazendo um novo upload, o seu wordpress automaticamente renomeará sua foto para minhafoto-1.jpg, mantendo tanto sua versão antiga quanto a nova. Por isso que a substituição verdadeira só é feita quando a versão antiga é excluída.

Ainda com o tema padrão instalado, faça upload do seu novo tema AFC (não esqueça de verificar a adequação do seu nome segundo o passo 4 e 5), instale-lo normalmente seguindo o tutorial de instalação e ative-o.

Verifique se as customizações estão todas intactas em seu tema e, para caso tenha alguma personalização no código-fonte, restaure-as copiando do seu tema backup que você fez anteriormente e salvou no seu computador. Após tudo verificado e restaurado, desative o modo de manutenção e comece a blogar normalmente!

* Todos os vídeo-tutoriais não possuem som e têm a função de ilustrar e complementar o tutorial escrito.

Ou por comando FTP

Atenção

Esta parte do tutorial é recomendada apenas para quem tem experiência com manuseamento FTP. Caso não tenha habilidade, siga o tutorial de instalação via painel de controle explicado no tópico acima.

Deixe o seu blog em estado de manutenção para seus leitores terem acesso ao seu conteúdo apenas quando finalizar a instalação. Para deixar o blog neste status pode usar o plugin Modo de Manutenção  ou um semelhante de sua preferência. Com o seu programa de FTP favorito, faça o caminho de sua hospedagem até chegar na pasta de seu tema (geralmente é public_html > wp-content > themes > afctheme-nomedotema) e faça o backup do mesmo salvando o conteúdo para o seu computador.

Em seguida, descompacta a nova versão do seu tema baixado em seu computador e faça as devidas restaurações (caso tenha personalizações no código-fonte) e salve. Na área do seu programa FTP que mostra os arquivos locais de sua máquina, faça o upload dos arquivos presentes dentro da pasta do tema. Não será preciso a substituição de pasta. Após todo upload, basta desativar o modo de manutenção e voltar a blogar normalmente. 🙂