6 plugins wordpress essenciais para o seu blog - AFC Web Design

Dicas para você

6 plugins wordpress essenciais para o seu blog

O WordPress oferece um acervo maravilhoso com inúmeros plugins à nossa disposição. Mas você sabe quais são aqueles que são essenciais para ti? Separei alguns plugins que poderão te ajudar, principalmente se você está começando agora a blogar. Anota ai!

1) Combo Jetpack + Akismet

O combo JetPack e Akismet é um dos mais famosos e utilizados. Ambos são de propriedade da Automattic (empresa que oferece o wordpress.com) e são praticamente indispensáveis para seu blog! O JetPack oferece diversos recursos e ferramentas básicas, tais como: estatística, aperfeiçoamento do desempenho, compartilhamento automático em redes sociais integradas, ferramentas para usar nas publicações como galerias de fotos e posts relacionados, assinaturas por e-mail e auxílio na segurança do blog. Além disso tudo, o JetPack habilita o recurso de seguidores WordPress, que antes só poderia ser utilizado em blogs wordpress.com!

Já o Akismet é um plugin que te protege de vários comentários spams, que são comentários feitos por bots que podem trazer um risco para o seu blog, como aumentar drasticamente o volume de comentários (atrapalhando a relevância dos verdadeiros). O Akismet vem nativamente na instalação do WordPress (.org), então não há necessidade de download. É só baixar e instalar o Jetpack e ativar o Akismet.

Baixar Jetpack

Alerta na hora da ativação do JetPack e Akismet

Na ativação de ambos, vão requerer uma conta no wordpress.com e pedir uma quantia para pagamento. Mas não se preocupe que bem no finalzinho da página, na hora de configurar a conta no JetPack, há um botãozinho de usar o recurso de graça. Ou então colocar o valor do número de pagamento para zero, como no caso do Akismet.

2) Yoast SEO

Quem não deseja uma boa posição na busca orgânica do Google e dentre outros buscadores, não é mesmo? O Yoast oferece diversas otimizações relacionadas ao SEO de seu site, bem como status de seus artigos para indicar o nível de posição deles no tráfico de busca. Indispensável para quem tem objetivo de monetizar o blog e quer captar visitas pelo Google de forma eficiente.

Baixar Yoast SEO

3) WP Super Cache ou W3 Total Cache

Cache é um recurso poderoso e essencial para o seu site. Este plugin é um dos mais usados nesta categoria, assim como o W3 Total Cache. Eles permitem que uma parte do seu blog seja salva sem que faça requerimentos excessivos no servidor, deixando o acesso muito mais mais leve e rápido! Em vez de ficar sempre requerindo uma página em PHP com todos os pedidos que o WordPress faz no banco de dados e dentre outras solicitações, estes plugins salvam esta página em um HTML estático e já prontinho e montado para o navegador do seu usuário ler.

Baixar WP Super Cache    Baixar W3 Total Cache

Não se esqueça:

Só use um único plugin de cache para o seu WordPress, ok? Assim evita conflito no uso. Opte pelo que sua hospedagem mais recomenda. O legal é pedir indicação para seu suporte pois pode acontecer de um plugin ter melhor desempenho que o outro de acordo com as configurações do seu servidor.

4) Contact Form 7

Ter um canal de comunicação com os seus leitores é algo extremamente importante, seja para receber feedbacks e até mesmo conseguir parcerias em seu blog. Este plugin permite a criação de formulários simples até os mais complexos para o seu site. É só montar o seu formulário, copiar o shortcode e colar onde desejar em seu blog!

Baixar Contact Form 7

5) Wordfence Security

Se tem uma coisa que prezo muito (muito mesmo) é a segurança, e o plugin mais fácil que encontrei para me ajudar a manter a segurança é o Wordfence. Mesmo na versão free, ele já vem com diversos recursos de segurança e notificações que impede invasões, tentativas consecutivas de acesso, bloqueio de IPs, notificação de mudança de arquivos (tanto do tema quanto do sistema todo) e um firewall fantástico. Ah! E ele também sempre faz uma varredura nos seus arquivos, incluindo do tema, para identificar se não tem algo malicioso ou suspeito para se verificar.

Baixar Wordfence

Dica de segurança

Vale lembrar que para sua segurança, sempre é legal manter senhas fortes para seu usuário (além de mudança constante) e jamais ter o seu usuário com nome “admin”, pois este sempre é o primeiro usuário a tentar ser invadido nos sites por ser um nome de usuário super comum de ser usado!

6) MailChimp for WordPress

O Mailchimp é um dos serviços de newsletter que mais oferece recursos para o usuário através de uma conta free, com layouts fantásticos e um painel super bacana para personalizar as newsletters. Você tem a possibilidade de mandar newsletter quando desejar ou projetar newsletters periódicas para serem enviadas automaticamente para os visitantes utilizando o feed do blog, mostrando o conteúdo de uma forma mais personalizada. A ativação do plugin é super simples pois sua principal função é disponibilizar o formulário de forma prática no blog, integrando com alguns formulários presentes no blog, como formulário de comentário, por exemplo.

Baixar MailChimp